Ddongpari [2008]

142d135dd6a3b1d70d994e128f25f2a3_jpg_290x478_upscale_q90

O cinema permite-nos viajar rapidamente entre países sem sairmos do nosso sofá, se ainda a uns dias me maravilhava com Bava ou mesmo com Scola, ou mesmo com outro filme polaco, hoje posso visualizar um filme coreano realizado,escrito e interpretado por Ik-Joon Yang.

Ddongpari[Breathless] conta-nos a história de Sang-Hoon um homem que trabalha como “colector” de dívidas de uma forma pouco convencional, em bom português “Pagas ou parto-te todo”.

Sang-Hoon é um homem atormentado pela violência, desde pequeno que se habitou a conviver com ela, e absorveu todos os demónios que advêm dela, até que um dia conhece Yeon-Hue uma estudante que não mostra medo ou qualquer receio de Sang-Hoon. Juntam-se assim duas almas melancólicas com uma vida que nada de bom tem para oferecer.

Ik-Joon Yang leva o tema da violência domestica mais além, não nos oferece uma visão bonita da mesma, a sua forma fotografia de ar mais “urbano” assim como a sua violência sem artificialismos só tem um objectivo deixar o espectador desconfortável e consegue logo passado os primeiros 25 minutos de filme onde já estava seriamente a pensar parar o filme e respirar 10 minutos antes de voltar aquele mundo onde a esperança morreu logo a nascença.

Obviamente que também posso acusar o filme de por vezes tentar impingir demasiada carga dramática e algum exagero para obrigar o espectador a puxar da lágrima mas a vida infelizmente não é perfeita como nos livros ou os filmes, é isso que Ik-Joon Yang nos oferece uma vida sem artificialidades, uma realidade pura e dura.

P.s. – A partir de hoje deixo de atribuir notas aos filmes, penso que alguns filmes acabam por ser “prejudicados” pelas mesmas, por vezes numa segunda visualização aquele filme que tanto odiamos pode nos mostrar uma versão completamente nova e isso obrigava-me a ir aos arquivos andar a “retocar” os artigos todos logo prefiro deixar de dar notas aos filmes e deixar cada um decidir por si.

5 responses to “Ddongpari [2008]

  1. Vou ver este filme parece interessante 🙂
    Aproveita para recomendar(caso ainda nao tenhas vistos)este filmes asiáticos:
    Memories of a Murder
    http://www.imdb.com/title/tt0353969/?ref_=nv_sr_1
    Moss
    http://www.imdb.com/title/tt1694019/?ref_=fn_al_tt_1
    Children
    http://www.imdb.com/title/tt1861982/
    Confessions
    http://www.imdb.com/title/tt1590089/
    Strange Circus
    http://www.imdb.com/title/tt0492784/

    Depois tem o Gozu e Ichi the killer do Takashi Miike mas esses já deves ter viste.
    Gostei muito do filme The Vanishing 1988 sem esquecer o Session 9.
    Mas existem tantos outros filmes que são difíceis de esquecer…
    Se quiseres outras recomendações,fico mais que feliz por da-las.
    Encontrei o site por acaso mas gostei muito do que li 🙂

    • Recomendações são sempre bem vindas. Confessions é talvez um dos melhores filmes que vi nos últimos tempos, simplesmente genial.

      Alguns que referes já vi, outros “ouvi” falar mas nunca vi, e outros são simplesmente novidades! E para isso é que existe este blogue, mesmo para descobrir coisas novas.

      • Realmente o Confessions esta excepcional!
        O the Vanishing é holandes ou francês o Session 9 é americano e não é muito conhecido mas tem uma história excelente.13 assassins tambem gostei muito.São tantos os filmes…
        Quando vires alguns desses gostava de ler o teu comentário acerca dos filmes 🙂

      • O Vanishing estou muito interessado em ver, alias existe um remake e na altura ia coloca-lo na minha rubrica “Original vs Remake”

        O Session 9 já vi há alguns anos atrás. Realmente é porreiro, mantem aquele suspense até ao fim.

        13 assasins também já tive a oportunidade de ver, violento quanto baste.

        Certamente que vou ver um daqueles coreanos que me sugeriste e dedico esse post a ti! 🙂

      • The Vanishing é muito bom,e remake nunca vi e dúvido muito que o supere porque sao muito raros os remakes que superam o original.
        Bem, muita obrigada 😀
        Fico à espera do post 😉

Deixe um comentário