Reazione a catena [1971]

Fotografia0037

“I make horror movies. My aim is to scare people yet I’m a fainthearted coward. Maybe that’s why my movies turn out to be so good at scaring people”

Mestre Mario Bava

Mais um filme de Bava que aterrou na minha caixa do correio no principio de este mês, quis o destino que só o consegui-se ver no final do mesmo, mas como na vida mais vale tarde que nunca e por Reazione a Catena valeu a espera e demora.

Antes de falar sobre o filme quero só deixar aqui uma palavra de apreço ao artwork que a Arrow Video apresenta neste Blu-Ray simplesmente genial, numa única imagem consegue inserir vários elementos no filme.

Reazione a catena é conhecido por ser provavelmente o pai do “slasher” e foi com essa ideia que comecei a ver o filme, mas nos primeiros cinco minutos parecia que se ia tornar num “giallo” mas Bava surpreende novamente e apresenta-nos logo o assassino para o matar de seguida.

Se nos slashers convencionais temos um assassino que mata e desbrava tudo que lhe aparece pelo caminho, Reazione a catena consegue sobressair-se de uma forma genial.

Para tal conta com um argumento maravilhoso Dardano Sacchetti que junta a ideia de várias personagens que por motivos diferentes desejam ser donos da “baía” que pertencia a condessa assassinada no inicio do filme e para chegarem a tal objectivo não se importam de matar quem lhes aparecer a frente.

Reazione a catena tem todos os elementos de um bom “slasher”, mortes em massa, são 13 em menos de 85 minutos uma delas ficou marcada por ter sido “copiada” para o filme Sexta Feira 13 II, jovens inocentes com o libido em alta para termos a rapariga que corre semi-nua a fugir de um dos nossos assassinos, até ao final mais surpreendente que tive oportunidade de ver recentemente em filmes de terror.

Neste filme como em todos que tive oportunidade, é possível  ver todo o talento que  Bava usava atrás das câmaras,os close ups, as cores algo que é explicado de uma forma muito interessante por Gianlorenzo Battaglia que também merece o seu destaque.

Em termos de curiosidades o Blu-Ray traz alguns extras interessantes, a entrevista com Gianlorenzo Battaglia algo que já referi em cima e também uma entrevista com Dardano Sacchetti argumentista que teve a oportunidade de trabalhar com os três grandes realizadores de terror italianos: Argento , Bava e Fulci deixando pequenas curiosidades sobre os mesmos.

Também fiquei a descobrir que Bava nunca se desejou “internacionalizar” ficando sempre por Itália, rejeitando sempre propostas tentadoras mesmo vindas por exemplo do produtor Dino De Laurentiis que por diversas vezes o quis levar para os Estados Unidos da América.

Bava Lives!

P.S. – Última nota para a banda sonora, Stelvio Cipriani fez um excelente trabalho deixo aqui um “pequena” amostra para se maravilharem, foi-me impossível não “cantar” a primeira música durante o dia todo..

Nota: 8/10

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s