Ao quarto filme volto a encontra-me com Mario Bava e para felicidade com Barbara Steele esta senhora deixou-me impressionado com o filme “The Pit and the Pendelum”, e desde então nunca mais a tinha encontrado por nenhum filme.
Mario Bava usa novamente uma “short story” do escritor russo Nikolai Gogol para fazer um filme. La Maschera del Demonio começa de uma forma forte, assistimos a morte de um bruxa[interpretada por Barbara Steele] e do seu amante. Após 200 anos e através de uma coincidência a bruxa Katia Vadja volta aos vivos e vai fazer tudo para voltar a viver. O seu plano passa por possuir o corpo da princesa Asa Vadja[Barbara Steele] mas vai ter que enfrentar o irmão e um médico apaixonado pela princesa para tal conseguir.
La Maschera del Demonio é um filme de terror gótico em todas as suas formas, desde o ambiente medieval, as personagens que participam na trama, os enormes castelos. Mesmo filmado a preto e branco o filme consegue ter algumas cenas de terror mais marcantes que muitos filmes de terror actuais.
Ainda irei ver mais um filme de Mario Bava durante esta maratona, mas já me convenceu só com dois filmes que é um excelente realizador.
Nota: 7/10
Próximo filme: Lo strano vizio della Signora Wardh
Sem dúvida, estava avançado para o seu tempo. O filme influenciou, entre outros, Tim Burton e A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, com várias situações e planos retirados daqui. Também Scorsese e muitos outros o reverenciam. Também sou fã da Barbara Steele e este é um dos melhores filmes dela e de Bava. (Mas ela tem outros bons, quase sempre na linha do terror gótico.)