Kyatapirâ [aka Caterpillar] [2010]

História: Durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa, em 1940, o tenente Kurokawa regressa a casa como um soldado honrado e decorado … mas volta sem os seus braços e pernas perdidos em combate na China. Todas as atenções, desde os homens da aldeia  as mulheres e aos familiares mais próximos, voltam-se para Shigeko, a mulher do tenente: ela deve honrar o imperador e o seu país sendo um exemplo para todos, cumprindo o seu dever e cuidar do “soldado de Deus”.

Pseudo-Review: Realizado por Kôji Wakamatsu(que infelizmente morreu no recente mês de Outubro), Caterpillar é capaz de ser um dos filmes mais dificies de assimiliar que vi recentemente, não por ter uma história demasiado complexa mas sim pela carga emocinal que vai transmitido ao longo do filme.

A forma como Kurokawa sobrevive e vai vivendo a sua vida durante o filme é um retrato fiel do que os soldados devem sofrer quando voltam a casa debilitados. Este filme é um manifesto anti-guerra sem precedentes, o soldado recebe 3 medalhas por serviço ao seu país que consiste em matar, violar e pilhar em outros países. Ao longo do filme vamos percebendo que Kurokawa não é nenhum herói nem antes nem durante a guerra. O mais interessante além do uso de vídeos reais em algumas partes do filme para mostrarem a derrota do Japão na segunda guerra mundial, é a forma como novamente as pessoas se deixam levar em apoios sem precedentes a uma guerra que teve o final que se sabe..

Aconselho a quem não tem estômago “fraco”, e não se deixa impressionar facilmente.

Nota – 7.5/10

Anúncios

2 responses to “Kyatapirâ [aka Caterpillar] [2010]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s