The Sacrament [2013]

1378294216_the-sacrament_612x907

Quando o canal português TVI abriu finalmente ao público todas as sexta-feiras a noite passava um filme baseado em factos reais, é incrível a quantidade de histórias que se podem contar num filme baseada em factos reais, logo quando me deparei com The Sacrament lembrei-me logo de esses tempos.

As novas coqueluches de terror de Hollywood juntam-se mais uma vez para lançar mais um filme, se por um lado temos Eli Roth que desde que foi “apadrinhado” por Tarantino nem precisa de realizar filmes para ser conhecido no lugar de produtor, na cadeira de realizador temos Ti West que continua a não me surpreender e continuo sem percebe todo o burburinho a volta do seu nome.

Mas tirando gostos pessoais vamos ao que importa mais neste artigo, o filme em si. The Sacrament é mais um found footage género que eu desprezo com todas as minhas forças por razões que já falei aqui por diversas vezes, mas havia de haver a excepção a regra como existe sempre e The Sacrament é essa excepção finalmente.

The Sacrament conta-nos a história de Patrick que recebe uma carta da sua irmã, ex-toxicodependente que agora vive num retiro religioso chamado “Eden Parish” e convida-o a visita-la.

Patrick decide levar consigo dois amigos Sam e Jake dois jornalista de um programa de noticias chamado “Vice” que não perdem a oportunidade de encontrar uma boa história, tudo envolto em grande secretismo com direito a viagens de helicóptero para o meio do nada, finalmente os nossos protagonistas chegam ao seu destino.

Se ao principio tudo parece um paraíso na terra, ao fim de algum tempo as coisas começam a mudar e acabam por ter um final trágico.

Ti West consegue criar um ambiente pesado durante o filme, e aqui finalmente um found footage que resulta, mesmo que acabe sempre por ter aqueles momentos irritantes de câmara a apontar para o chão, a tremer e etc.

Li criticas que isto não passava de um cópia descarada de um caso real chamado “The Jonestown Massacre” como não tenho conhecimento de tal caso, e nem vi o afamado documentário acabei por gostar do filme, mas casos de suicido religiosos em massa é algo demasiado anos 90.

Uma última nota para o actor Gene Jones que consegue convencer no papel de “Father”.

Anúncios

3 responses to “The Sacrament [2013]

  1. Baixei por torrent, odeio esse tipo de câmera, odiei a Bluxa de Blair, detestei REc, mas gostei desse filme. Olha que em determinada hora até acreditei no papo do pastor.E pensar que a menina muda é que …que irmã mais trouxa do Patrick, muito bom filme mesmo, não vi ainda em blog nacional. Valeu, eu até não ando vendo tanto filme, uns dois por semana, tenho trabalhado e não estou em ferias. Obrigada pela dica.

    • Também odeio esse tipo de câmara, mas por acaso achei que este filme equilibrava bem o contaste “Treme-treme” que acontece sempre nos filmes assim, Depois de ver este filme, vi o documentário onde ele era baseado, e realmente o “pastor” falava muito bem! lol 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s