Para finalizar a minha maratona do Zé do Caixão a Anchor Bay empresa responsavel por esta box apresenta-nos um documentário de 2001 realizado por André Barcinski e Ivan Finotti.
Um documentário que não tem mais de 1 hora que tenta de um forma bem leve e resumida passar em revista toda a carreira cinematográfica de Marins, focando vários filmes do mesmo mas claro com um maior ênfase a personagem Zé do Caixão.
Ao fim da curta duração do documentário ficamos a conhecer um lado mais humano de Marins, os seus gostos pessoais, a sua paixão pelo cinema, a “fonte” para muitas ideias dos seus filmes, a dificuldade de aprovação dos seus filmes pela censura brasileira e a obrigação de “cair” para o mundo porno para sobreviver.
Interessante ver Marins num lado mais intimo depois de uma maratona de filmes e finalmente perceber a origem da personagem Zé do Caixão. Ficamos também a conhecer a razão pela qual a sua personagem encontra-se tão desligada da igreja católica.
As histórias de bastidores dos filmes de Marins são sem dúvida a parte mais interessante de todo o documentário, quero só deixar novamente como ponto negativo a duração do documentário mas acima de tudo penso que faltou falar mais sobre a influência que Marins teve no cinema de terror brasileiro, assim ficamos só com uma ideia muito superficial do seu trabalho e da sua marca.
Nota:7/10
P.s. – Como esta box não traz qualquer extra eu próprio decidi arranjar um “extra” para finalizar esta maratona. Brevemente aqui no blogue.
Bacana mesmo essa review dos filmes do Zé do Caixão como é conhecido aqui no país.
Eu gosto do estilo dele, até tenho dvd original,mas só vi um.
Creio que seja um dos poucos diretores brasileiros que tenha só dedicado ao horror.
Ando sempre vendo muita coisa.
Mas esse filme novo inglês me chamou a atenção.
http://www.imdb.com/title/tt2317225/?ref_=plg_rt_1
The Machine
E esse coreano com elenco internacional sobre catástrofe de congelamento.
Snowpíecer
http://www.imdb.com/title/tt1706620/?ref_=plg_rt_1
Ah, eu vi A MEIA NOITE LEVAREI A SUA ALMA do Zé do Caixão, assusta mesmo ao menos quando vi.
FELIZ PÁSCOA, ando trabalhando até na hora do almoço, creio estar no lugar certo onde trabalho, gosto mesmo.
Fui.
Snowpiercer estou muito curioso para ver, já o tenho aqui de lado.Mas falta tempo. 😀
Boa Páscoa para você também.