Ravenous [1995]

Ravenous (Antonia Bird, EEUU, 1999)---poster015

Antes de mergulhar novamente nos filmes de terror asiáticos ou mesmo nos filmes de artes marciais decidi ver um filme sobre canibalismo

Um tema que ficou sempre imortalizado na minha cabeça pelo controverso Cannibal Holocaust. Mas só para deixar toda a gente sobre aviso, Ravenous não é, nem quem ser um Cannibal Holocaust.

Ravenous conta-nos a história do capitão John Boyd(Guy Pearce) que após uma “promoção” pelos seus actos corajosos(que passado 20 minutos de filme descobrimos que não foram) na guerra Mexicana-Americana é destacado para o Forte Spencer onde nada acontece.

Depois de uma penosa apresentação das personagens que estão no Forte Spencer que algumas delas só servem para tentar dar um ar de humor ao filme, aparece F.W. Colqhoun(Robert Carlyle) que confessa que pertencia a um grupo onde estava o coronel Ives que após acabar a comida começou a comer as pessoas que morriam, com medo fugiu para procurar ajuda, e assim obriga os soldados estacionados no forte a irem até a caverna procurar os prováveis sobreviventes.

O tema canibalismo sempre será algo controverso. A coragem de se comer outro ser humano nunca pode ser discutida de animo leve. Este filme para não levar a discussão muito longe simplesmente cria o mito que se alguém comer carne humana ganha a força que essa pessoa tinha.

Ravenous entra num duelo interessante ente o capitão Boyd e mais tarde o coronel Ives mas sem nunca entrar em argumentos complexos sobre o canibalismo, simplesmente mantém-se no limiar do ser correcto ou não e o que o ser humano é capaz de fazer para sobreviver.

Nota: 6/10

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s