Parada [2011]

PARADA_poster_gledanje_besplatno

Parada é um filme realizado por Srdjan Dragojevic um realizador que já tive oportunidade de elogiar por algumas vezes aqui no meu blog.

A história de este filme é simples mas eficaz. Um grupo de homossexuais quer fazer uma Parada Gay pela capital da Servia, já tinham tentado fazer anteriormente mas com resultados desastrosos, pois um grupo de neo-nazis e anti-gays acabaram por espancar os seus participantes.

Desta vez Mirko[Goran Jevtic] quer ir até ao fim sem medo do que pode acontecer pois espera que a policia os acompanhe na sua marcha de orgulho gay. Quando a policia declina o seu apoio, Mirko tem a sorte de conhecer Biserka[Hristina Popovic], ele é o organizador de casamento dela. Ao tomar conhecimento do problema que Mirko se encontra e devido a outras peripécias, Biserka diz ao seu noivo Limun [Nikola Kojo] que é um ex-militar da guerra dos Balcãs, tem uma academia de judo e uma empresa privada que só se casará com ele se ele mostrar ser um homem com sentimentos e prometer que fará a segurança da parada gay.

Com algumas reticencias ao longo do filme Limun vai-se deixando ir pela ideia e acaba por ir até ao fim do seu apoio da parada.

Dragojevic usa o humor para falar de um assunto que ainda hoje é quase tabu em metade do mundo. Ser gay num mundo que ainda não está totalmente preparado para isso é sempre um desafio e por vezes a opção de esconder essa opção sexual torna-se a melhor forma de evitar problemas em vários países do mundo actualmente.

Parada é um filme poderoso com uma mensagem clara e concisa que acaba com uma batalha campal que mesmo sendo ficção é daqueles casos que a ficção se aproxima perigosamente da realidade.

Nota: 8/10

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s