Quase 3 meses depois de começar esta mini maratona de filmes italianos chego ao fim da mesma. Fecho esta saga de tantos filmes com chave de ouro.
Cosa avete fatto a solange é realizado por Massimo Dallamano e conta-nos a história de um professor de italiano que vive em Inglaterra e tem um caso amoroso com uma aluna que estuda num colégio só para raparigas.
Logo no inicio do filme assistimos a um assassinato e começa a partir dai toda a história do filme. Uma história cheia de pequenas surpresas que ao contrário de outros “giallos” que passaram por aqui, este deixou-me até ao fim na expectativa de descobrir quem seria o assassino e quais as razões que o levavam a cometer mortes de um forma tão violenta e atroz.
Destaque para a excelente prestação de Fabio Testi que aqui representa o professor Enrico Rosseni, e também para a senhora Karin Ball que faz o papel de esposa do nosso professor. Além de ser uma mulher lindíssima ainda tem uma boa prestação a frente das câmaras. Já a banda sonora fica a cargo de Ennio Morricone e daqui não será preciso dizer mais nada.
Nota: 7.0/10
Como nas maratonas anteriores deixo aqui uma pequena conclusão. O cinema italiano de terror dos anos 60/70’s foi sem dúvida um época dourada. Sei que deixei de fora grandes obras e que havia espaço para muito mais, mas também senti que estar constantemente a cingir me a um género acabou por me influenciar nas minhas pseudo criticas. Provavelmente voltarei a falar de filmes italianos de terror pois com esta maratona fiquei a conhecer muitos realizadores que merecem uma procura exaustiva por toda a sua carreira. Claro que deixo o destaque para o Sr. Mario Bava e o Sr.Pupi Avati.
E brevemente voltarei com mais uma maratona de terror, tenho alguns já em lista de espera mas ainda não me decidi por onde começar.