Bal-Can-Can [2005]

História: Um desertor macedónio e seu irmão de sangue italiano percorrem o submundo do crime nos Balcãs, a procura do cadáver da sua sogra, que se encontra enrolado dentro de um tapete roubado.
Pseudo-Review Depois de mais umas incrusões pelos filmes de hollywood como o novo de Oliver Stone(Savages) e outros que tenho vergonha de falar que vi, virei-me para o cinema Macedónio. A minha cultura cinematográfica de filmes vindos do lado dos Balcãs é simplesmente o “Gato Preto Gato Branco” do Kusturica, e como não me tinha desiludido em nada, até posso confessar que talvez tenha sido um dos melhores filmes que tive a oportunidade de ver o ano passado dei uma oportunidade a este filme realizado por Darko Mitrevski.

Falar sobre a guerra dos Balcãs e todas as suas razões para tal acontecer de um forma leve e descomprometida como este filme faz é o seu ponto alto. Usando diálogos simplesmente bizarros mas ao mesmo tempo geniais para “desmascarar” a lavagem cerebral que por vezes as pessoas levam a encaminhar-se para as guerras é outro ponto a favor de este filme. O road trip pelos Balcãs e pelo o seu submundo do crime e as personagens que os nossos protagonistas vão encontrado é a “cereja no topo do bolo”.  Darko Mitrevski consegue pegar num assunto sério como a guerra e fazer comédia com isso. A fazer lembrar-me por momentos o genial “No Man’s Land”.

Com uma carreira ainda feita de poucos filmes, espero no futuro poder encontra-me novamente com o Sr. Darko Mitrevski, pois já nem o Sr. Stone me dá prazer em ver os seus filmes.

Nota – 7.5/10

Deixe uma Resposta

