Triple AAA(Asian Cinema)!

Assembly

Por regra geral nunca vejo um filme sem ler  a sua história, mas com este filme decidi fazer isso. A única referencia que tinha sobre o filme era “Saving Private Ryan” versão chinesa. Gostei do Ryan, não é uma obra prima mas é um bom filme de guerra logo decidi ver este sem mais nenhum conhecimento.
Mas para não acontecer o mesmo a outras pessoas deixo aqui a ideia do filme:

Tempo: Guerra Civil Chinesa
Tropas: Comunistas vs Nacionalistas
Cenário de Guerra: Hollywood Style
Actores: Maus e Artificiais

Podia ser assim resumido o filme, mas a história felizmente é um pouco mais complexa, seguimos o rumo de um sargento que combateu pelo lado comunista, que numa batalha final perde toda as suas tropas, mas ninguém tem conhecimento de essa batalha e muito menos que esse batalhão perdido lutou para defender a sua pátria, Logo nunca tiveram um verdadeiro enterro e devida admiração, e ai é que o nosso Sargento tenta até ao fim do filme para provar que dirigiu esse batalhão e que defendeu a pátria até ao seu último homem,e que eles merecem ser reconhecidos como heróis..

Infelizmente a componente dramática que tentam impingir ao filme é má, todas as representações parecem demasiado artificiais, e as cenas de guerra não acrescentam nada de novo ao que já vimos por ai em outros filmes.

Apanhei uma grande desilusão com este filme, também devido um pouco a minha culpa de ver sem saber o que falava o mesmo.

É caso para dizer “Avante Camarada” para um filme melhor.

Nota – 5/10

http://www.imdb.com/title/tt0881200/

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Gongdong gyeongbi guyeok JSA

Existem filmes que a partida tem tudo para não desapontar, com realização de Chan-wook Park (dispensava apresentações mas tem Oldboy na sua história) e com o actor(que descobri recentemente no The man from nowhere) tinhamos tudo para ter um bom filme.
E a verdade é que não estamos perante nenhuma obra prima do cinema, mas a história original e só isso é meio caminho para um boa critica.
Começamos o filme com uma “massacre” na área não militarizada que separa a Coreia do Norte da Coreia do Sul, interessante ver esta rivalidade tão intensa que se vive nestes dois países. Para inventar qualquer confronto são chamados 2 países neutros para fazer a investigação recaindo a escolha para um soldado Sueco e uma tenente Suíça com raízes na Coreia pela parte do pai.
A história acaba por se desenvolver a um bom ritmo, fazendo ao inicio um pouco de flashbacks confusos, mas que se consegue apanhar bem quando o argumento começa a fluir.
Este filme dá-nos uma excelente lição humana, sobre o que um soldado sofre por vezes pela sua pátria sem nunca pedir explicações nem saber bem porque que odeia o inimigo.
Sem dúvida um must see no cinema asiático.

Nota: 7/10

http://www.imdb.com/title/tt0260991/

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Hwanghae

Para fechar o ciclo que fiz de cinema asiático esta semana, deixei para o fim o filme que mais me deu prazer em ver. Realizado por Hong-jin Na que já tinha deixado uma exclente indicação no filme Chaser. Este filme gira a volta de um taxista que vive na miséria, tem dividas e foi abandonado pela mulher. Desesperado com esta situação recebe uma proposta tentadora para ir até a Coreia do Sul matar um homem, em troca de uma boa quantia, como não tem nada a perder e como tem pagar as suas dividas aceita sem pensar nas consequencias que pode vir a ter.
Um filme recheado de acção e violência em que se cria um tensão muito própria, chegando por vezes a dar por mim com o coração da boca na esperança que o nosso “anti-herói” se consiga safar de toda a conspiração que se envolveu.
Um filme cru com uma representação acima da média de Jung-woo Ha ficando só um pequeno amargo da boca por vezes os exageros de energia,força e resistencia que o vilão do filme tem,mas por outro lado os filmes servem mesmo para isto.
Fico entusiasmado por saber com o que nos vai brindar Hong-jin Na num futuro próximo, quando tal acontecer sem dúvida que serei um espectador na primeira fila.

Nota – 8.5/10

http://www.imdb.com/title/tt1230385/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s