La leggenda del pianitas sull’oceano ou, no seu titulo americano, “The Legend of 1900” é realizado por Giuseppe Tornatore, responsável por um dos meus filmes favoritos “Nuovo Cinema Paradiso”. Tem como actor principal Tim Roth, que tem aqui, provavelmente, o papel de uma carreira já longa com algumas boas actuações, e outras que deixaram bastante a desejar.
Este filme conta-nos a história de um rapaz que é abandonado num barco, e vive toda a sua vida nesse mesmo barco sem nunca ir a terra. Recheado de pérolas e momentos hilariantes e dramáticos, é um excelente filme que nem a sua longa duração de 2h47m chegam para o estragar, pois toda a história flui de maneira simples mas sempre cativante.
Quero só realçar o duelo de piano que 1900 (Tim Roth) tem contra Jelly Roll Morton um momento de excelente realização e de cinema que infelizmente já não se vê nos filmes de hoje..
It’s Jelly’s turn to play the second song: The Crave.
Max: What’s wrong with you?
1900: I can’t help it,the music makes me cry.
Max: The whole crew bet on you.I put a year’s pay on the line and you still sniffling,and you cut off and you think of your music.
1900: I bet too.
Max: No! Bet on yourself gives bad luck!
1900: I don’t wanna bet on me,I’d better bet on him.He is the greatest.
Max: You’re crazy,you know that.
1900: But if I fell lose,you could get your money back.
Nota: 9/10